Coordenação motora fina, assim como a grossas são atos cognitivos e motores, entretanto habilidades motoras finas envolvem movimentos que necessitam de mais precisão, utiliza mais os membros superiores, especialmente a mão e seus pequenos músculos. As atividades de desenhar, escrever, apontar lápis, recortar, utilizar a régua. digitar, costurar, alimentar, alinhavar, são exemplos de atividades que exigem coordenação motora fina.
O desenvolvimento da coordenação motora fina ela acontece como a grossa, desde útero já começa as primeiras movimentações dos dedos, mas após o nascimento e alguns marcos motores da coordenação motora grossa que ela vai de aprimorando. Para o bebê pegar algo é necessário que ele já sente, pois assim ele consegue ter o alcance e postura necessária para tal habilidade. Então primeiramente desenvolvemos habilidades motoras grossas, pois são elas que sustentam o corpo para realizar atividades que envolvam mais precisão. Para que a criança escreva de forma ágil, econômica em relação ao gasto enérgico, e com qualidade, é necessário que ela sente bem, tenha boa movimento e coordenação dos olhos, com isso ela terá mais chances de pegar corretamente no lápis e executar a função esperada.
Até os 15 meses espera-se que o bebê já saiba rabiscar um papel, e nessa idade o bebê já consegue realizar pinça para pegar o lápis ou caneta, ele utiliza do polegar, indicador e dedo médio, alguns pegam com todos os dedos, mas com o punho em extensão. Nessa idade também já leva o alimento à boca, consegue pegar grão de arroz. Dos três até os quatro anos espera-se que desenhe figura humana, com no mínimo três partes, com firmeza na escrita e traçado adequado. Então, se a criança não adquire essas habilidades, os pais percebem que parece que a criança não tem força na mão, não abre e fecha zíper (sem necessidade do encaixe inicial), é possível que a criança tenha algum atraso. Normalmente essas dificuldades serão mais visíveis aos quatro anos, quando há maior exigência da escola com a criança, há muitos sinais indicativos antes, como os mencionados, mas nem sempre são observados.
Para o desenvolvimento da coordenação motora fina, assim como a coordenação motora grossa, é necessária integridade do sistema nervoso central, assim como toda a musculatura envolvida. Primeiramente são desenvolvidas habilidades motoras grossas, para iniciar a habilidades motoras finas, e isso ocorre de forma conjugada.
Caso a escola aponte essas dificuldades, ou a família note que algo está estranho, busque ajuda de um terapeuta ocupacional o quanto antes, não espere que as exigências aumentem.
Atividades de desenhar, massinhas de modelar, alinhavos, colagens, praticar atividades que envolvam coordenação motora grossa. Esportes que envolvam coordenação motora grossa, aqueles coletivos, irão auxiliar.
Em casa podem ser feitas atividades como biscoitos, colagens, colares, pulseiras, colorir, recortar, contar moedas, brincadeiras de tabuleiro, quebra-cabeças.
Todos nós temos coordenação motora grossa e a fina, seja ela de qualidade ou não, e não necessariamente quanto melhor uma a outra também, há pessoas que apresentam excelente coordenação motora grossa e nem tanto a fina e vice-versa. Mas para que se desenvolva a coordenação motora fina com melhor qualidade as bases da coordenação motora grossa precisam estar desenvolvidas minimamente.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

Comentários
Postar um comentário